O que é ser jornalista? ser jornalista é, independente de tudo, trabalhar com a verdade, manter a objetividade e imparcialidade dos fatos: são valores que deverão sempre serem defendidos e praticados por qualquer profissional da imprensa.

O jornalista exerce com perseverança a democracia através da informação. A redação objetiva e verdadeira é o alicerce fundamental do jornalismo que, por sua vez, desempenha a função de pilar mestre na democracia, principalmente, nos tempos obscuros em que vivemos, quando constantemente o estado democrático de direito vem sendo fruto de ameaças.

A maioria dos cidadãos e cidadãs pensam que é fácil ser jornalista, digo que não é. As pessoas não sabem como é difícil pensar em pauta, achar um gancho, apurar os fatos e ainda criar um lead. Diariamente tenho procurado aprender mais, saber mais, buscar cada vez mais conhecimentos, e é por tudo isso que eu tenho orgulho em atuar nessa área incrível.

São muitas as dificuldades dessa profissão, a desvalorização é uma delas, e os desafios diários são ainda mais pertinentes, porém, procuro seguir firme na escolha dessa profissão que tanto amo que é jornalismo. Não procuro me abater jamais, não há nada me desanime. Procuro sempre enaltecer que a profissão de Jornalista é muito importante para a sociedade, acredite.

Reconheço o tamanho da responsabilidade que carrego por ser jornalista: procurar informações, apurar os fatos, ser imparcial manter sempre a verdade acima de tudo e qualquer coisa. Essas devem ser sempre prioridades na vida de todo e qualquer jornalista.

Parafraseando Dryeli Oliveira: Jornalismo, portanto, é tirar a venda dos olhos de quem não conhece a verdade.

Neste espaço, parabenizo aos amigos e colegas pelo dia do Jornalista. Mesmo diante de todas as dificuldades, das desvalorizações diárias, que possamos seguir sempre com os nossos princípios éticos e com a coerência de trazer a informação verdadeira para os nossos leitores, telespectadores, radiouvintes e internautas.

Parabéns Jornalistas!

Manoel Gilberto Rocha Fernandes - Jornalista DRT/RN 2286

Postagem Anterior Próxima Postagem