O agropecuarista, ex-prefeito e grande líder político de Santana do Matos (RN) João Epaminonadas de Araújo Neto, mais conhecido como João Lopes, faleceu na tarde desta quinta-feira, 07, aos 66 anos. Ele vinha enfrentando problemas de saúde e estava internado no Hospital Dr. Luiz Antônio, em Natal.

VELÓRIO E SEPULTAMENTO

O corpo do ex-prefeito está sendo velado no Plenário da Câmara Municipal de Santana do Matos até às 10 horas desta sexta-feira, 08. Em seguida, seguirá para o Sítio Serrote Branco, de sua propriedade, e às 17 horas haverá a celebração da Santa Missa de corpo presente na comunidade de Barão de Serra Branca e o sepultamento no cemitério daquela comunidade rural.


Bastante querido e respeitado em todo o município, João Lopes parte deixando uma lacuna insubstituível na política santanense. Familiares, parentes, amigos e correligionários desde quando souberam da notícia do falecimento do ex-prefeito João Lopes, choram a partida do grande líder e enviam mensagem de força e condolências a família do ex-gestor santanense.. Santana do Matos se revestiu de LUTO.

POLÍTICA

João Lopes foi vereador, vice-prefeito, prefeito e a maior liderança política de Santana do Matos

Homem público e político respeitado, João Lopes participou ativamente da vida pública de Santana do Matos. Em 1982 foi eleito vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito Benvenuto Pereira de Araújo Neto, ocupando o cargo de 1983 a 1988.   

No pleito seguinte, em 1988 foi eleito vereador pelo antigo Partido da Frente Liberal - PFL, com 315 votos, atuando na legislatura 1989-1992. 

Nas eleições de 1996 foi eleito prefeito pelo Partido Democrático Trabalhista - PDT, com 4.558 votos. Reelegeu-se no pleito de outubro de 2000, desta vez pelo antigo Partido Progressista Brasileiro - PPB, conquistando 4.530 votos, administrando o município até 2004. 

Ele era pai de Lardjane Ciriaco de Araújo Macedo (União Brasil), primeira mulher prefeita de Santana do Matos, foi eleita em 2012, governando o município santanense no quadriênio 2013/2016. 

Nas eleições municipais de 2020, João Lopes indicou seu filho João Epaminondas como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-deputado Cipriano Correia. Entretanto, ambos não lograram êxito.

Fotos: Edilima Freire

Postagem Anterior Próxima Postagem