A juíza Maria Neíze de Andrade Fernandes tomou posse como membro efetivo no Tribunal Regional Eleitoral do Rio Grande do Norte (TRE-RN) para o biênio 2022-2024. A magistrada Suely Maria Fernandes da Silveira também foi empossada como juíza substituta na corte. A Sessão Solene aconteceu nesta quinta-feira (02) no Plenário Seabra Fagundes e foi conduzida pelo desembargador Gilson Barbosa, presidente do TRE-RN.

Após a leitura do Termo de Compromisso e a assinatura do Termo de Posse, a juíza Maria Neíze vestiu a toga entregue por Roosevelt Lisboa Fernandes, Gustavo de Andrade Fernandes e Davi de Andrade Fernandes, respectivamente, esposo e filhos. Em seguida, o desembargador Gilson Barbosa deu posse à juíza Sueli Fernandes, que prestou compromisso e assinou o Termo de Posse como juíza suplente do TRE-RN.

"Sinto-me honrado em presidir esta sessão que dá posse a duas grandes juízas do Rio Grande do Norte. Juízas de carreira e comprometidas com a legislação, a Constituição Federal e a democracia. Há algo em comum entre mim e a doutora Neíze: somos da turma de 1982 e no próximo dia 14 de julho faremos 40 anos de magistratura. Concluo dando boas vindas as duas magistradas e sei que este Tribunal ganhará com a contribuição que elas trarão nos julgamentos que serão realizados neste ano", disse presidente do TRE-RN

A juíza Érika Paiva, representando o colegiado, fez o discurso de saudação para as empossadas. "É com muita honra que recebi a designação para saudar as empossadas. Seja pela qualidade das juízas que passam a integrar o colegiado, seja pela oportunidade de registrar um momento de grande regozijo: quando, pela primeira vez na história do TRE-RN, passam a compor a corte cinco mulheres", destacou ela.

Com a posse das magistradas, o TRE-RN tem, pela 1ª vez em 90 anos, cinco juízas compondo a corte eleitoral. São elas: Érika de Paiva Duarte Tinôco (juíza titular), Maria Neíze de Andrade Fernandes (juíza titular), Adriana Cavalcanti Magalhães Faustino Ferreira (juíza titular na classe jurista), Ticiana Maria Delgado Nobre (juíza suplente) e Suely Maria Fernandes da Silveira (juíza suplente).

Em seu discurso de posse, a juíza Neíze Fernandes agradeceu as saudações do desembargador Gilson Barbosa, da juíza Érika Paiva e demais colegas membros da corte. Ao mencionar os familiares, a juíza recém-empossada se emocionou mais de uma vez, proferindo palavras de gratidão.

"Trago na bagagem a experiência de 40 anos de exercício da magistratura, embora ainda tenha muito o que aprender. Tomarei as decisões do dia a dia com a seriedade e a responsabilidade que o cargo exige, como sempre foi ao longo de minha carreira. Em nossas mãos está a árdua tarefa de construção do ideal democrático”, declara Maria Neíze.

Participaram da solenidade da solenidade o desembargador do TJRN, Amaury de Moura Sobrinho, os juízes auxiliares da Presidência do TJRN Patrícia Gondim e João Afonso Por Deus; a diretora da Escola Judiciária Eleitoral, juíza Ticiana Nobre, o presidente da OAB-RN, Aldo Medeiros; entre outras autoridades.

Postagem Anterior Próxima Postagem