O Movimento Democrático Brasileiro - MDB passou a ter a maior bancada na Câmara Municipal de Angicos crescendo de três para cinco vereadores da legenda após o período aberto para troca de partido sem a punibilidade da perca de mandato. Nas eleições de 2020 o MDB e o PSDB elegeram cada um 3 vereadores. Já o PSB, Republicanos e Solidariedade elegeram um vereador de cada partido.

A janela partidária é um intervalo de 30 dias, aberto somente em anos eleitorais, em que as pessoas que detêm mandatos eletivos obtidos em eleições proporcionais – como vereadores, por exemplo – podem mudar de legenda sem perder o cargo atual. O prazo ocorre até o próximo dia 5 de abril sendo possível a desfiliação partidária para mudança de legenda por vereadoras e vereadores que queiram continuar no cargo ou pretendam concorrer ao cargo de prefeito.

Com o troca-troca partidário, o MDB terá 5 vereadores, contando com Cloves Tibúrcio; Edileuza Palhares; Jalmir Filho, Tiago Braga e Raphael Alves. O PSDB encolheu e ficou apenas com a vereadora Nataliene Felipe, tendo perdido os vereadores Edileuza e Neto Maciel, este último ingressou no PSD.

Com a ida da vice-prefeita Cinara Dantas para o Partido da Social Democracia Brasileira - PSDB, iniciou-se uma grande debandada de filiados do partido tucano para outras siglas partidárias. O PSDB perdeu mais do que ganhou com a filiação de Cinara, tendo em vista que com uma nominata fraca o partido poderá eleger apenas de um a dois candidatos, ou até mesmo nenhum.




O prefeito Pinheiro Neto, pré-candidato a reeleição, vem sendo o maior articulador político desde que o grupo da vice-prefeita Cinara Dantas rompeu com a gestão no final do ano passado. Além dos políticos, o povo não se agradou da atual vice-prefeita que passou 3 anos usufruindo da Gestão Pinheiro Neto, rompendo sem motivos as vésperas do ano eleitoral.

O único vereador que até o momento não se manifestou se trocará de partido foi Nivaldo Gomes, atualmente filiado ao Republicanos. Existem uma grande expectativa para saber qual legenda o famoso Sabará se filiará para disputar seu quarto mandato de vereador e qual será seu apoio ao Executivo Municipal.

Veja como ficou as bancadas partidárias da Câmara Municipal de Angicos com a troca de partidos:

  • MDB elegeu 3 vereadores, agora conta com 5;
  • PSDB elegeu 3 vereadores, agora conta com 1;
  • PSB elegeu 1 vereador, agora está sem nenhum;
  • Republicanos se mantém com 1 vereador;
  • Solidariedade se mantém com 1 vereadora (essa não será candidata a reeleição).

Postagem Anterior Próxima Postagem