Gestores, trabalhadores da saúde e usuários do SUS participaram da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Angicos, realizada nesta quinta-feira, 02 de julho, no auditório da Universidade Federal Rural do Semi-Árido (UFERSA), no bairro Alto da Alegria. A 5ª Conferência Municipal de Saúde iniciou com um COFFEE-BREAK, e antes da abertura oficial aconteceram exercícios com o educador físico, Gilberto Junior.




Feita a mesa com a presença do Prefeito Junior Batista, da presidente da Câmara Municipal, vereadora Nataly Felipe, da secretária municipal de Saúde, Jocilene Chimbinha, e os expositores Solane e George Pereira de Araújo. Ainda estiveram presentes os vereadores Grimaldi Alves (DEM) e Tiago Braga (PMDB).




Na abertura oficial, o prefeito Junior Batista (DEM) falou sobre a evolução da Saúde no município desde 2009. “Assumimos com o compromisso de melhorar e valorizar a saúde pública em nosso município, hoje para alguém que não saiba, ou algum desavisado afirmo que temos médicos, enfermeiros, dentistas, técnicos (equipe completa) em todos os PSF da cidade e zona rural do nosso município, compramos com recursos próprios um micro-ônibus no inicio do nosso mandato, disponibilizamos uma ambulância 24 horas abastecida para o Hospital Regional, estamos concluindo a obra da primeira Unidade Básica de Saúde no bairro Alto da Alegria, semanalmente temos médicos especialista no centro de saúde, iremos vencer qualquer questão das diferenças em nome de um bem maior, que é a valorização da saúde pública no município”, finalizou o prefeito Junior Batista.



A secretária municipal da Saúde, primeira-dama Jocilene Chimbinha, reforçou a importância do evento e da produção de um relatório final que represente de fato as prioridades do município. Jocilene falou ainda sobre isso e destacou a função da conferência  no que diz respeito à elaboração de propostas a serem desenvolvidas na saúde ao longo dos próximos anos com a sociedade angicana. 


Ainda em contato com o nosso blog a secretária ainda ressaltou sobre a realização da conferência e que segundo a gestora é legitima a participação da sociedade (usuários) na construção de políticas públicas, além permitir o exercício do controle social, que é feito pelos conselhos de saúde. “Com o tema fazendo referência à saúde de qualidade e direito de todos os usuários, a conferência nos mostra que, neste sentido, evoluímos no Sistema Único de Saúde. Já temos uma possível universalidade, mas para isso precisamos avançar mais em qualidade, recursos, estrutura, e é isso que foi discutido durante todo o dia desta quinta-feira”, disse Jocilene.



Avaliação positiva

Na avaliação final de acordo com a secretária municipal de Saúde, Jocilene Chimbinha, a conferência municipal atingiu as expectativas de público e de conteúdo. “Elegemos excelentes propostas à conferência estadual e também reunimos contribuições para o relatório municipal, que trará os subsídios para construção do Plano Municipal de Saúde. Todo o movimento de trabalhadores do SUS é importante para demandar as reivindicações de interesse da saúde pública”, avaliou.



Aprovação de relatório final e eleição de delegados:

O relatório final com as propostas da 5ª Conferência foi aprovado por unanimidade pelo plenário. No encerramento, ocorreu a eleição dos 08 delegados que representarão o Município na 7ª Conferência Estadual de Saúde do Rio Grande do Norte.

A realização da 5ª Conferência Municipal de Saúde de Angicos, realizada nesta quinta-feira (02) correspondeu à etapa municipal da 7ª Conferência Estadual de Saúde de do Rio Grande do Norte e à 15ª Conferência Nacional de Saúde, que têm o mesmo tema da municipal. Os principais objetivos são reafirmar, impulsionar e efetivar os princípios e diretrizes do Sistema Único de Saúde (SUS), mobilizar e estabelecer diálogos com a sociedade e fortalecer a participação e o controle social no SUS, entre outros, conforme o regimento apresentado pela Prefeitura de Angicos.

Fonte e fotos: ASSECOM - Prefeitura Municipal de Angicos


Postagem Anterior Próxima Postagem