Prefeitura de Fernando Pedroza realiza força tarefa de Exames de Endoscopia para população


A Prefeitura de Fernando Pedroza - Secretaria Municipal de Saúde realizou no último final de semana uma força tarefa de Exames de Endoscopia, indicado para diagnosticar e tratar das doenças do estômago e sistema digestivo. Os procedimentos foram realizados no Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano, na sede do município.

Para realização do exame que são previamente agendados por meio do sistema, os pacientes foram encaminhados por meio da Unidade Básica de Saúde (UBS), e convocados pela secretaria de Saúde para consulta. Nesta primeira força tarefa foram realizadas 25 endoscopias digestiva com biópsia.

De acordo com a Secretária de Saúde, Rosane Ribeiro, até então, esse tipo de exame era realizado apenas em Natal, para onde os pacientes se deslocam constantemente para terem acesso ao procedimento.

“Nosso objetivo enquanto fazemos parte da gestão da prefeita Sandra Jaqueline, é zerar a fila de espera para esses atendimentos e suprir as necessidades da população pedrozense. Com essa força tarefa é a primeira vez na história do nosso município que a saúde municipal oferta este tipo exame na própria sede do nosso município, pretendemos dessa forma, diminuir a espera e o custo de deslocamento, o tempo longo de viagem, além de evitar uma série de transtornos”, concluiu Rosane.

No último final de semana, sábado (03) e domingo (04), foram efetuados 25 exames custeados pelo Município via Sistema Único de Saúde. Em clínicas particulares, um exame de endoscopia, custa em média 180 reais.

Grandes melhorias estão sendo implantadas no Município na área da saúde nos últimos dois anos, incluindo compra de veículos e de equipamentos, contratação de novos profissionais, atendimento mais humanizado, e agora a realização de exames de endoscopia, além de outras ofertas.