A Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte realizou na tarde desta terça-feira (15) uma sessão solene em homenagem ao Dia do Professor. Cada parlamentar homenageou um profissional que se destacou nesta atividade no Estado. O evento foi uma proposição do presidente da Casa, Ezequiel Ferreira (PSDB), e do deputado estadual Francisco do PT.

“Esta sessão solene, para a Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, é a oportunidade de cumprir o seu dever de justiça, agradecendo a contribuição que dão à sociedade homens e mulheres que fazem da docência uma nobre missão, um ato de compaixão para com o próximo”, disse Ezequiel, que iniciou seu discurso ressaltando a importância do trabalho de Francisco do PT a favor da educação. Sobre os homenageados, o deputado disse que “são pessoas com admiráveis trajetórias ancoradas, sem a menor dúvida, em um sólido e verdadeiro amor pela docência”. Ainda de acordo com Ezequiel, “o mundo pode nem sempre os aplaudir, mas o conhecimento mais lúcido da ciência tem de reconhecer que vocês são os profissionais mais importantes da sociedade”.
Quem discursou representando os homenageados foi o professor Marcos Guerra, que em 1993 participou de ações realizadas pelos monitores de alfabetização em Angicos nos seminários com Paulo Freire, considerado o mais célebre educador brasileiro, com atuação e reconhecimento internacionais. Em suas palavras, o homenageado enfatizou a importância de Paulo Freire para a educação brasileira, ressaltando ações realizadas no Estado com base em seus ensinamentos, e pediu maior atenção e investimentos neste setor, “tão ameaçado nos tempos atuais”.

Outro homenageado do dia foi o professor João Maria de Lima, diretor da Escola da Assembleia. “Uma importante homenagem aos professores, que não são tão homenageados e nem tem seu valor reconhecido no nosso país, a Assembleia realiza uma sessão como essa de valorização da nossa classe”, disse.


Entre os homenageados também estavam o ex-vice-governador Genibaldo Barros e o reitor da UERN, Pedro Fernandes. Também prestigiaram a solenidade a secretária adjunta de Educação do Estado, Márcia Gurgel, o secretário adjunto de Educação de Natal, Francisco Erivaldo Araújo, o defensor público geral, Marcus Vinícius Alves, a pró-reitora de Graduação da UFRN, Maria das Vitórias Almeida, e o coordenador da Comissão Arquidiocesana da Pastoral da Educação e Cultura da Arquidiocese, diácono Márcio Adriano de Azevedo.

Os homenageados pela Assembleia Legislativa foram Marcos José de Castro Guerra, Danilo Medeiros Luiz, Justina Iva de Araújo Silva, Maria Luzinete Cabral, Maria do Socorro Rodrigues, Dalvaní de Brito Galvão (in memoriam), José Fabiano Pereira da Silva, Maria do Socorro Oliveira, Severino Rufino de Lira, Maria Madalena da Silva, Evanice Fernandes de Queiroz Pinheiro, Andrezza Maria Batista do Nascimento Tavares, Julio Cesar de Andrade Neto, Jonessa Maíra dos Santos, Maria de Lourdes Guerra Vale (in Memoriam), Marlene de Souza Carvalho, Rubem Varela de Oliveira, Genibaldo Barros, João Maria de Lima, Pedro Fernandes Ribeiro Neto e Maria Messias da Costa Lourenço.
Postagem Anterior Próxima Postagem