A população da Região Sertão Central Cabugi potiguar devem ficar de sobreaviso e adotar medidas de precaução por conta de uma massa de ar seco que se instalou na região. 

A umidade relativa do ar deve atingir valores abaixo de 30% nos períodos vespertinos em grande parte do Sertão do Cabugi. As altas temperaturas que devem chegar próximas a 40°C em algumas cidades da Região Central, como é o caso de Angicos, são um fator adicional de preocupação.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) adverte que as altas temperaturas e a baixa umidade do ar podem causar problemas como complicações alérgicas e respiratórias devido ao ressecamento de mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos, eletricidade estática nas pessoas e em equipamentos eletrônicos, e aumento do potencial de incêndios em pastagens e florestas.

Por conta dos riscos à saúde, os moradores da região devem evitar exercícios físicos e trabalhos ao ar livre entre 10h e 16h, a umidificar o ambiente com vaporizadores, toalhas molhadas, recipientes com água, regar jardins, permanecer sempre que possível em locais protegidos do sol e áreas com vegetação, consumir água à vontade, além de sempre que puder utilizar soro fisiológico para umedecer olhos e narinas.


Postagem Anterior Próxima Postagem