Brasil ultrapassa a marca de 8 mil mortes por Covid-19 confirmadas


As secretarias estaduais de Saúde confirmam no país 121.600 casos do novo coronavírus (Sars-CoV-2), com 8.022 mortes. Cidades com maior mortalidade e incidência de casos se concentram no Norte e Nordeste do Brasil.

Das 20 cidades com maior mortalidade e incidência de casos, 18 se concentram no Norte e Nordeste. Os dados sobre o coronavírus no Brasil foram divulgados nesta quarta-feira (6). Em relação à ocupação de leitos de UTI, o Rio Grande do Norte está em 17° lugar, com – 33% em todo o estado em 22/4.

Brasil está na rota do 'lockdown', segundo especialistas

Regiões brasileiras chegaram a um cenário tão crítico de calamidade dos sistemas de saúde por causa do coronavírus que a única saída agora seria uma maior restrição da circulação de pessoas e até "lockdowns", de acordo com especialistas.

"Lockdown" é o termo em inglês para confinamento ou isolamento compulsório, e pode ter diferentes graus de rigor, da restrição maior de transporte público e privado ao bloqueio total de entradas de cidades ou Estados. É diferente da adesão voluntária da população ao isolamento social porque pode restringir a circulação de pessoas através de bloqueios e punições — de multas a detenção —, como ocorreu na Itália e na Espanha, por exemplo.

O objetivo do isolamento das pessoas, voluntário ou compulsório, é reduzir as contaminações pelo coronavírus e ganhar tempo para que os sistemas de saúde possam atender os pacientes mais graves. Se muita gente estiver infectada de uma vez pode não haver leitos para todos — como já acontece em alguns Estados do Brasil que atingiram ocupação máxima de leitos de UTI.