O município de Fernando Pedroza (RN), localizado na Região Central do nosso estado, está sendo destaque no TOP 10 no ranking de transparência no processo de vacinação no RN. O ranking foi divulgado nesta quinta-feira, 25, no Programa Bom Dia RN da InterTv Cabugi, afiliada a Rede Glogo, pelo representante do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN).

A Gestão Municipal vêm prestando contas das ações do enfrentamento e combate ao novo coronavírus. Transparência sempre foi à marca da gestão da prefeita Sandra, e não é diferente no processo do Plano Estadual de Vacinação, quando o município ficou no TOP 10 melhores municípios do Rio Grande do Norte.

“Recebo com muita alegria este resultado o qual mostra que temos profissionais altamente capacitados e eficientes no trabalho de enfrentamento dessa crise sanitária. No ano passado fomos destaque na região, quando ficamos em primeiro lugar na transparência dos gastos de recursos da covid-19 e recebemos uma excelente nota do MPRN e agora somos destaque no estado de acordo com o levantamento do LAIS/UFRN. Desde quando recebemos as primeiras doses de vacinas, entrei em contato com a secretária de Saúde, Rosane Ribeiro, e com a enfermeira Iara Cybele, coordenadora municipal de Imunização, para dar total transparência no processo de vacinação dos profissionais de saúde e dos idosos pedrozenses. Este resultado só vem mostrar que estamos no caminho certo, iremos continuar focados na vacinação dos nossos idosos pedrozenses, com total transparência e responsabilidade dos nossos profissionais”, ressaltou a prefeita Sandra Jaqueline.

A metodologia de construção do ranking já foi validada pelos órgãos fiscalizadores no estado, em reunião com representantes do Ministério Público Estadual (MP/RN), Federal (MPF) e do Trabalho (MPT), Tribunal de Contas da União (TCU) e Secretaria de Estado da Saúde Pública do Rio Grande do Norte (SESAP). Os municípios com baixo desempenho de transparência serão divulgados após uma reunião dos pesquisadores do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN) com os gestores municipais.

Para o diretor executivo do LAIS, professor Ricardo Valentim, o ranking demonstra que a gestão municipal, responsável pelo processo de vacinação e prestação de contas do mesmo, está utilizando o RN Mais Vacina em sua plenitude, portanto, potencializando seus processos de trabalhos em favor da transparência e da eficiência.

“O resultado é que temos municípios que registram a aplicação das vacinas em menos de 24h. Por outro lado, temos casos em que o registro de vacinação chega a 62 dias para ser registrado. O uso da plataforma traz benefícios para a gestão pública, proporcionando maior controle e transparência de todo o processo”, afirmou Ricardo Valentim.

O processo de cadastramento das informações é simples, necessitando que o operador responsável digite apenas o CPF do cidadão que será vacinado. A partir desse registro, os dados técnicos da vacinação serão carregados automaticamente de forma inteligente pelo sistema, levando em consideração o estoque da sala de vacina, exigindo apenas a confirmação dos dados, como tipo da vacina, lote e dose por meio de escolhas de opções automáticas apresentadas pelo sistema.

“O tempo estimado para o cadastro de cada registro para os cidadãos que realizaram seu autocadastro prévio é de até 30 segundos”, explicou o gerente do RN Mais Vacina, Fernando Lucas. “Logo, utilizar o sistema só traz benefícios para todos, especialmente para a sociedade que espera ansiosamente pelo dia da vacinação”, completou ele.


Confira o Ranking de Transparência* do RN Mais Vacina:

  1. Lagoa de Velhos
  2. São José do Seridó
  3. Barcelona
  4. Francisco Dantas
  5. Água Nova
  6. Jardim do Seridó
  7. São Vicente
  8. Lagoa Salgada
  9. Rodolfo Fernandes
  10. Fernando Pedroza

Com informações do Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde (LAIS/UFRN)

Postagem Anterior Próxima Postagem