O município
de Fernando Pedroza foi
contemplado com um refrigerador científico. A
doação foi feita através de um termo de adesão que teve por objetivo ação e
eficiência energética em unidades consumidoras para suporte a vacinação contra
a covid-19. A diretora do Centro de Saúde, Dra Fátima Salviano, Thais Mayane, e a técnica em enfermagem e responsável pela
sala de Imunização do município, Letice Cunha receberam o equipamento doado pela Cosern.
O novo
equipamento tem a finalidade apenas para a conservação de vacinas não podendo
ser utilizada em outra referida função.
Como ação preventiva, a Cosern enviou
um comunicado às prefeituras que serão beneficiadas com a doação no início de
fevereiro ressaltando a importância da realização de uma revisão elétrica das
instalações internas dos locais que receberão esses equipamentos.
Para Júlio Giraldi, Superintendente de Relacionamento com Clientes da Cosern, a vacinação é, nesse momento, a ação mais importante para combater à pandemia da Covid-19, aliado a outras medidas preventivas tais como uso de máscara e o distanciamento social.
“Em novembro, a Cosern doou 20 respiradores para os hospitais Giselda Trigueiro e João Machado, em Natal, e Tarcísio Maia, em Mossoró. Agora, estamos apoiando os municípios que mais necessitam dos refrigeradores adequados para o armazenamento da vacina”, lembra Júlio. “Todas essas inciativas reafirmam o compromisso social da Cosern com os potiguares”, complementa.
Ao todo, a Neoenergia, empresa controladora da Cosern, está doando 703 refrigeradores científicos para 673 municípios no Rio Grande do Norte (Cosern), Pernambuco (Celpe), Bahia (Coelba) e São Paulo/Mato Grosso do Sul (Elektro). A doação totalizou R$ 7,5 milhões em recursos que fazem parte do Programa de Eficiência Energética (PEE), regulado pela Agência Nacional de Eficiência Energética (Aneel).
“O nosso objetivo é o de auxiliar a população dos municípios mais necessitados das nossas áreas de concessão a conter a pandemia. Os refrigeradores científicos doados são adequados para armazenar as vacinas que fazem parte das campanhas de imunização, por terem temperatura programável e constante entre 2ºC e 8ºC, sensores e bateria, para o armazenamento adequado das doses”, afirma a gerente de Eficiência Energética da Neoenergia, Ana Christina Mascarenhas.
Critérios para escolha dos municípios e contrapartidas
Foram contemplados pela doação da Cosern 95 municípios potiguares que têm IDHM até 0,61. Os refrigeradores científicos são de fabricação nacional e têm capacidade de 280 litros.
Para receber cada refrigerador novo, cada município contemplado deve entregar à Cosern, como contrapartida, dois refrigeradores ou freezers inadequados para vacinas.
Confira os 20 primeiros municípios nos quais os refrigeradores científicos estão sendo entregues:
Semana de 01 a 05 de março:
Bom Jesus, Caiçara do Norte, Carnaubais e Coronel João Pessoa.
Semana de 08 a 12 de março:
Fernando
Pedroza,
Governador Dix-Sept Rosado, Jaçanã, Jardim de Angicos, Jundiá, Lagoa de Pedras,
Lagoa Nova, Monte Alegre, Rio do Fogo, Pedra Grande, Pedro Avelino, Riacho de
Santana, Riachuelo, São Fernando, Serra Negra do Norte e Vera Cruz.