A prefeita de Fernando Pedroza (RN), Sandra Jaqueline (MDB), juntamente com a secretária municipal de Saúde, Rosane Ribeiro, inauguraram e entregaram nesta quarta-feira (26) a nova Unidade Básica de Saúde Francisca Tavares Ramos no bairro Alto de São Joaquim – “outro lado do rio”.

A data entrou para história do município com a segunda instalação da segunda unidade de saúde da cidade. Fernando Pedroza só contava apenas com o Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano para atender toda a população da cidade e zona rural.





Entre tantas conquistas feitas pela gestão da prefeita Sandra Jaqueline, a instalação da segunda UBS se torna um dos maiores feitos da administração municipal atual em que realiza um sonho antigo para os moradores daquele bairro, sendo que essa era uma das principais reivindicações de quem mora naquela localidade.

Participaram da solenidade além da prefeita e secretária de Saúde, o presidente da Câmara Municipal, vereador Kleverlan Félix, os vereadores Messias Mariano e Antônio Gonçalves. Equipe de saúde local e familiares da homenageada.

Com a nova sede do bairro, os moradores passaram a contar com uma equipe da Estratégica de Saúde da Família  ESF que já está em atividade prestando serviços a população pedrozense, a equipe disponibiliza para atendimento de 01 médico (a), 01 enfermeiro (a), 01 técnico (a) em enfermagem, e posteriormente com a aquisição da cadeira odontológica passará a contar também com 01 dentista e 01 técnico em saúde bucal.

A secretária Rosane Ribeiro não tem medido esforços e tem buscado melhorar a saúde do município. De acordo com Rosane, a conquista teve seu inicio no dia 24 de outubro de 2019, quando foi enviado ofício naquela época solicitando o credenciamento de mais uma equipe da estratégia da saúde da família e saúde bucal, em favor do nosso município. 

Rosane completa dizendo que após sete meses recebeu a confirmação da conquista da 2ª equipe do ESF, por meio de portaria de Nº 1.319 de 18 de maio de 2020, publicada pelo Ministério da Saúde que oficializou o credenciamento de Fernando Pedroza a ser contemplado com essas equipes, através da gestão da prefeita Sandra Jaqueline que começou sua luta e esforços para consegui este grande benefício para saúde da população pedrozense ainda no segundo ano da sua primeira gestão, em 2018.




Em seu discurso durante a solenidade de inauguração, a secretária Rosane Ribeiro enalteceu o trabalho árduo da prefeita Sandra Jaqueline para conseguir essa segunda equipe de saúde  Hoje é um dia onde estamos muito alegres e gratos a Deus por estarmos realizando a inauguração e entrega a população do bairro Alto de São Joaquim dessa segunda Unidade Básica de Saúde Francisca Tavares Ramos. Essa luta e este sonho está a muito tempo nos corações dos pedrozenses, principalmente os residentes deste bairro que sempre pleitearam essa conquista. A nossa prefeita Sandra desde 2017 quando iniciou seu primeiro ano de gestão idealizou esse projeto e nas suas viagens a Brasília buscou incessantemente essa conquista para o povo pedrozense. Nossa gratidão também ao ex-senador Garibaldi Alves Filho que com seu auxílio, a prefeita Sandra conquistou mais uma equipe para Fernando Pedroza. Este sonho continuará a crescer ainda mais com a luta da prefeita Sandra para melhorar cada vez mais a assistência na oferta e qualidade de saúde para toda população pedrozense, ressaltou a secretária Rosane.

A prefeita Sandra Jaqueline, ficou bastante emocionada em seu discurso que iniciou com uma passagem bíblica. “Grandes coisas o Senhor fez para nós e por isso estamos alegres. É assim que estamos hoje, alegres, felizes, com os cânticos em nossas bocas. Foi assim minha população pedrozense que desde 2017 nas minhas idas a Brasília, muitas vezes chorando eu fui buscar este grande feito. Recebi muitos nãos, nãos porque o nosso município tinha dispensado o programa Mais Médicos, todos nós somos conhecedores que o município de Fernando Pedroza tinha sido contemplado com o programa mais médicos, mas infelizmente o gestor anterior tinha dispensado e na minha primeira viagem a Capital Federal eu fui tentar conquistar o programa de volta e eu recebi a triste notícia que Fernando Pedroza não seria mais contemplado nesse programa pelo gestor anterior ter devolvido o médico que estava no município. E a primeira resposta que eu recebi foi prefeita quem devolve é porque não precisa, e eu tive que dizer me perdoe, foi um ato de irresponsável da gestão passada, mas o meu povo necessita sim de mais um médico em nosso município. Por causa desse impasse, comecei a pensar em segunda equipe e daí por diante iniciei uma verdadeira peregrinação para conseguir este feito. Procurei todos os gabinetes dos nossos deputados e senadores, e o que me deu forças para não desistir foi a luta de uma moradora desse bairro, a saudosa Francisca Tavares Ramos que se deslocava desse bairro três vezes ao dia para ir ao Centro de Saúde, quando eu me deparava com ela de bicicleta pedia a Jesus para continuar a luta. E hoje, faltando 30 dias para o aniversário da cidade quem ganham o presente antecipado são vocês que moram neste bairro, vocês recebem hoje um grande presente que ficará para sempre na vida para vocês e dentro em breve iremos ser contemplados com a nossa sede própria, e antes de terminar o meu mandato irei entregar a sede própria. Essa conquista dedico a toda a nossa população pedrozense, em especial aos familiares da saudosa dona Mocinha, pois todos irão usufruir e serem bem assistidos na área da saúde tanto na cidade como zona rural, finalizou a prefeita Sandra.







LUTAS, ESFORÇOS E CONQUISTAS

O município de Fernando Pedroza foi contemplado com uma segunda equipe do PSF - Programa Saúde da Família no ano de 2020 e concretizada no ano seguinte, este ano, o sonho antigo dos moradores do bairro Alto de São Joaquim se torna hoje uma realidade com a instalação da nova UBS. A contemplação se deu por meio de muito esforço de forma insistente e incansável da Prefeita Sandra Jaqueline (MDB) e da Secretaria Municipal Rosane Ribeiro, além de toda sua equipe de saúde que sempre esteve buscando medidas para tornar esse sonho uma realidade. A luta persistente da prefeita Sandra começou ainda através de suas viagens a Brasília no ano de 2018 em sua primeira gestão frente a Prefeitura de Fernando Pedroza. Já em outubro de 2019, a secretária Rosane Ribeiro enviou ofício solicitando o credenciamento de mais uma equipe e serviços de Atenção Básica à Saúde em Fernando Pedroza. Sendo, no mês de maio do ano de 2020, contemplada com a segunda equipe.










BIOGRAFIA DA HOMENAGEADA

FRANCISCA TAVARES DA SILVA RAMOS, nasceu em Fernando Pedroza/RN, em 16 de junho de 1941 e faleceu em 27 de outubro de 2020 em Fernando Pedroza-RN. 

Foi casada com Milton Ramos, da qual tiveram quatro filhos, sendo eles: José Tavares de Araújo, José Mario Ramos, Maria Margarida Araújo de Andrade, Maria Dulce Pereira Ramos. 

Sempre morou no bairro Alto São Joaquim, nesta municipalidade. Passou dois anos lutando contra uma doença crônica, era diabética e hipertensa, nesse período necessitava ir ao hospital três vezes ao dia, e assim o fazia se deslocando do seu bairro até o centro da cidade. 

Exemplo de pessoa, cidadã de bem e de bons costumes, e segundo filhos uma grande mãe.

Postagem Anterior Próxima Postagem