A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) através da Secretaria Municipal de Saúde vem a público esclarecer sobre o óbito da senhora Lidiane Regina Dantas, 31 anos, após a mesma ter procurado atendimento médico no Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano, no centro desta municipalidade, na última sexta-feira, 16 de julho de 2021.

Primeiramente, lamentamos o falecimento da paciente e conterrânea pedrozense em questão, nos solidarizamos junto aos seus familiares e amigos, porém, informamos que não houve nenhuma negligência por parte do profissional médico e da equipe de enfermagem plantonistas do Centro de Saúde deste município.

– Esclarecemos que em nenhum momento, o Centro de Saúde Dra. Fátima Salviano, foi omisso em socorrer a paciente. No caso da senhora em questão foi realizado o trâmite previsto: ao dar entrada na unidade de saúde, a paciente teve o acolhimento efetuado pela equipe de enfermagem que fez várias perguntas sobre qual era a queixa e situação da paciente. 

– Após ouvir o relato, a equipe encaminhou a paciente para os procedimentos médicos sob os cuidados do respeitado profissional, Dr. Pablo de Sousa Martins, médico plantonista especializado nas áreas de: Urgência e Emergência; Sala Vermelha; e Médico do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência – SAMU, que conta também com um vasto currículo e cursos direcionados à prática médica realizados nas áreas de:

1.ACLS (SUPORTE DE VIDA AVANÇADO CARDIOVASCULAR);

2.ATLS ( SUPORTE DE VIDA AVANÇADO NO TRAUMA);

3.VIA AÉREA DIFÍCIL e VENTILAÇÃO MEC NICA;

4. PROCEDIMENTOS MÉDICOS.

– Faz saber ainda que a paciente deu entrada na unidade hospitalar por volta das 23h10min queixando-se de dores de cabeça, acompanhada de episódios de vômitos, evoluindo o quadro de PCT, começou a convulsionar. A paciente, posteriormente foi medicada com o protocolo e ficou em observação médica, seguindo todos os protocolos de atendimento de estabilização para uma possível transferência. Mais uma vez a paciente teve seu quadro agravado com uma parada cardiorrespiratória, não resistindo e vindo a óbito, sendo atestado pelo médico plantonista do Centro de Saúde e socorrista do SAMU, Dr. Pablo Martins.

– Portanto, todos os procedimentos médicos foram realizados para a estabilização da paciente, bem como, para o seu salvamento. No mais, informamos que nossos profissionais plantonistas médicos, enfermeiros e técnicos são altamente capacitados e que fazem uso de suas profissões para sempre em primeiro lugar “salvar vidas”.

– A população pedrozense vem recebendo todo apoio e cuidado através das atuações desses competentes profissionais de saúde, nossos valentes trabalhadores não cansam de se doar, mesmo em meio a uma pandemia devastadora que assolou o mundo inteiro, eles são verdadeiros heróis, devendo ganhar mais importância, reconhecimento e respeito. São eles, os profissionais de saúde que sempre ajudaram a salvar vidas, atualmente, arriscando suas próprias vidas para continuar no exercício de suas tão nobres funções.

– Por fim, por falta de materialidade dos ataques sofridos, buscando manter a necessária integridade dos serviços ofertados relacionados à saúde pública, a Secretaria Municipal de Saúde repudia veementemente as informações falsas e levianas compartilhada por algumas pessoas e que usam de um momento de dor e luto para se aproveitarem para destilarem ódio e politicagem, sendo que os palanques políticos já foram desmontados há quase um ano.

Fernando Pedroza (RN), 20 de julho de 2021.

Secretaria Municipal de Saúde

Prefeitura de Fernando Pedroza

Postagem Anterior Próxima Postagem