O município de Fernando Pedroza (RN) ficou em 1° lugar na região central (2ª Unidade Regional de Saúde Pública - II URSAP) e em 3° lugar no Estado do Rio Grande do Norte, na avaliação dos indicadores de saúde de todas as equipes do município do Programa Previne Brasil, de acordo com os critérios do Ministério da Saúde.

Dessa forma, Fernando Pedroza se destaca na avaliação quadrimestral do Previne Brasil, programa federal de financiamento que visa reforçar a Atenção Primária, ratificando que a SMS/FP e seus profissionais se empenham para elevar seus índices com políticas públicas eficazes.

A nota 79,70% que a Secretaria de Saúde do município de Fernando Pedroza recebeu do Programa Previne Brasil, destacou a cidade no cenário regional e estadual, a nota máxima é 90%. Com avaliação quadrimestral, o Previne Brasil é um Programa lançado pelo Ministério da Saúde, com novas medidas de financiamento para a atenção primária do Sistema de Saúde (SUS).

O município pedrozense ficou atrás apenas das cidades de Lucrécia que conseguiu o primeiro lugar com 88,60% em sua nota e de Janduís que ficou em segundo lugar com 83,80%.

Veja as dez cidades com melhor pontuação:

Para a cidade receber 100% dos recursos, é importante se manter boas métricas de desempenho, fato este conquistado pelas equipes de saúde do município.

São sete indicadores que são levados em consideração para essa análise, são eles:

  • Pré – Natal;
  • Pré – Natal ( Sífilis e HIV);
  • Gestantes Saúde Bucal;
  • Cobertura Citopatológica;
  • Cobertura Pólio e Penta;
  • Hipertensão Aferida;
  • Diabetes (Hemoglobina Glicada).

A equipe da Secretaria de Saúde mantém o atendimento constante nos dois postos de Saúde na zona urbana, bem como, nos atendimentos realizados nas zona rural do município. Além dos atendimentos nas duas Unidades Básicas de Saúde, a secretaria também se destaca com a vacinação da Covid-19, com mais de 2 mil pedrozenses vacinados pelo menos com a primeira dose e mais 1 mil pessoas com seu esquema vacinal completo.

De acordo com a secretária de saúde do município, Rosane Ribeiro, esse resultado só mostra mais uma vez o compromisso e a responsabilidade da Gestão Sandra Jaqueline com a população pedrozense — “Este resultado obtido só evidencia que as nossas duas equipes de Atenção Básica estão sendo capazes de atender a todos os pedrozenses com qualidade nos mais diversos procedimentos e que a Gestão da prefeita Sandra tem seguido a risca disponibilizar uma melhor oferta de qualidade nos serviços de saúde para população”, ressaltou a secretária Rosane.

Programa Previne Brasil

O programa Previne Brasil foi instituído pela Portaria nº 2.979, de 12 de novembro de 2019. O novo modelo de financiamento altera algumas formas de repasse das transferências para os municípios, que passam a ser distribuídas com base em três critérios: capitação ponderada, pagamento por desempenho e incentivo para ações estratégicas.

Diante da avaliação feita pelo programa federal, Fernando Pedroza Norte ficou em TERCEIRO LUGAR no RN, dentre os 167 municípios do estado, e em PRIMEIRO LUGAR na região central. Isso significa que as metas de atendimento e nos serviços em saúde estão indo bem e organizado.

Para prefeita Sandra Jaqueline o resultado se baseia em uma ampla reflexão sobre questões fundamentais que trazem à tona o desenvolvimento dos serviços de saúde ofertados à população pedrozense — “Com esse estudo é possível identificar quais governos municipais buscam a melhoria de vida das pessoas por meio de políticas públicas para saúde. Sabemos das limitações da Saúde do nosso município, mas com certeza esse resultado enche de orgulho por sermos bem avaliados. Parabenizo em nome da Gestão Municipal toda a equipe de saúde do município pelo resultado. Agradecemos a todos os nossos profissionais de saúde que não medem esforços para melhorar os nossos atendimentos, todos estão de parabéns. Vamos continuar trabalhando para atender ainda melhor a nossa população”, enalteceu a prefeita Sandra.

Postagem Anterior Próxima Postagem