O nome do presidente da Assembleia Legislativa, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), ressurge como capaz de unir a oposição para disputar as eleições de 02 de outubro deste ano contra a governadora do Rio Grande do Norte, Fátima Bezerra (PT).  

Postulante a concorrer a única cadeira de Senador da República pelo Estado, em disputa nas eleições deste ano, o ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, informou o presidente estadual do partido Republicanos, deputado federal Benes Leocádio, que no ano passado tinha posto o seu nome à disposição para compor a chapa majoritária, sobre a possibilidade de Ezequiel Ferreira encabeçar a chapa majoritária oposicionista.

O  deputado Benes Leocádio confirmou ter almoçado,  ontem,  com o ministro Rogério Marinho, que “o deixou ciente das conversas e dos encaminhamentos que estão sendo feitos na direção da possibilidade do deputado Ezequiel Ferreira ser nosso pré-candidato a governador”.

Benes Leocádio afirmou para ao Jornal Tribuna do Norte que não é “empecilho nenhum” a uma eventual pré-candidatura do presidente estadual do PSDB, Ezequiel Ferreira, a governador nas eleições de 2022. “Eu fiquei muito feliz de saber que ele (Ezequiel) é um nome, que reúne todas as condições para o pleito e, principalmente, o que sempre preguei quando me mantive pré-candidato, na hora em  que surgisse alguém com capacidade de unir a oposição, e pelo jeito, ele é essa pessoa, saio de cabeça erguida, ciente da missão cumprida”, declarou o deputado.

Benes Leocádio disse, ainda, estar certo “de que teremos um desfecho a favor do povo do Rio Grande do Norte, porque sem dúvida nenhuma, Ezequiel é um  homem, não só capacitado,  preparado e obstinado e reúne condições para a missão de governar o Rio Grande do Norte”.

O presidente do Republicano reforçou “a todos os amigos que compreenderam, ajudaram e me incentivaram na possibilidade de ser esse nome de união, e não tendo alcançado esse intento, compreendo perfeitamente a posição de cada grupo político e cada liderança política”.

Benes Leocádio não considera “uma retirada”, mas o “reconhecimento” de Ezequiel Ferreira como esse nome possível de enfrentar e ganhar as eleições da governadora Fátima Bezerra e que agora vai  cuidar de sua reeleição à Câmara Federal: “Saio aqui mais forte do que entrei, imaginando ser Ezequiel esse grande nome que o Rio Grande do Norte esperava, acrescento que não conversei e nem tratei do assunto o presidente da Assembleia,  mas pela minha relação de amizade, admiração e lealdade, dispensa necessidade para anunciar esta minha posição”.

Benes Leocádio disse ainda que “vai cuidar da tentativa de permanecer na Câmara Federal, juntos, buscando uma saída para o Rio G. do Norte, tenho certeza que essa é a melhor alternativa que a gente poderia ter”.

O ministro Fábio Faria das Comunicações, que também postula concorrer à vaga de Senador, está conduzindo as conversas e negociações com o colega de Esplanada dos Ministérios, Rogério Marinho, assunto que deverá ser concluído no decorrer desta semana em Brasília.

Fala-se até que o acordo político para uma senatória, dependeria do fortalecimento político da pré-candidatura do ex-governador Robinson Faria, que preside o PSD no Estado, para a Câmara dos Deputados, enquanto o nome para vice-governador numa chapa liderada por Ezequiel Ferreira ainda está em aberto.

A expectativa de que o fechamento de uma chapa majoritária oposicionista ocorra antes mesmo da visita do presidente Jair Bolsonaro ao Rio Grande do Norte, programada para 09 de janeiro, quando está prevista a chegada das águas de transposição do Rio São Francisco, tendo como porta de entrada o rio Piranhas-Açu, no município de Jardim de Piranhas, a 300 quilômetros de Natal, na região do Seridó.

Tribuna do Norte
Postagem Anterior Próxima Postagem