O arcebispo metropolitano de Natal, Dom Jaime Vieira Rocha, que comemora 75 anos nesta quarta-feira, 30 de março, deve anunciar sua renúncia do comando do governo arquidiocesano. Porém, é necessário esclarecer que o arcebispo mesmo comunicando sua renúncia não se afastará imediatamente do cargo.

A missa em ação de graças, presidida pelo aniversariante, será às 18 horas, na Catedral Metropolitana, para a qual são convidados bispos, padres, diáconos, religiosos e os fiéis leigos em geral. Também são esperados muitos fiéis católicos que deverão lotar os bancos da catedral metropolitana.

DIREITO CANÔNICO

Segundo o Código do Direito Canônico da Santa Igreja Católica, ao completarem 75 anos os religiosos devem apresentar à autoridade imediata documento colocando à disposição os cargos que ocupam. Entretanto, o pedido não significa a saída do pastor do rebanho católico no RN. A decisão de eleger ou não um novo arcebispo caberá a Sua Santidade, o papa Francisco. 

Dom Jaime Vieira Rocha está à frente da Igreja Católica no Rio Grande do Norte, desde 2012. Atualmente, além da função de arcebispo metropolitano de Natal, é o bispo referencial de Comunicação do Regional Nordeste 2 da CNBB e também é o Presidente da Comissão Especial para a “Causa dos Santos” da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil.

NÚNCIO APOSTÓLICO NO BRASIL

Após receber o pedido de renúncia, a Nunciatura Apostólica no Brasil deve fazer as consultas aos bispos do regional, arcebispos do Brasil e cardeais. Depois dessa consulta, o núncio faz uma leitura de tudo, forma uma opinião, e manda nomes para Roma, que serão estudados pelos cardeais que formam a congregação para os bispos e depois apresentarão ao papa. Muitas vezes, o processo pode durar alguns meses e até mesmo quase ou mais de um ano.

ARCEBISPOS POTIGUARES

Seguindo uma tradição dos últimos 55 anos, no Rio Grande do Norte todos os arcebispos de Natal foram  potiguares. Nessa hipótese, caso a tradição continue a concorrência  seria aos seguintes nomes: Dom Edilson Soares Nobre, 56 anos, natural de Touros, atual bispo de Oeiras (PI); Dom Frei Magnus Henrique Lopes, 56 anos, natural de Assu, atual bispo de Crato (CE); Dom Francisco de Assis Dantas de Lucena, 58 anos, natural de Jardim do Seridó, atual bispo de Nazaré da Mata (PE); Dom Francisco Canindé Palhano, 72 anos, natural de São José de Mipibu, atual bispo de Petrolina (PE).

É preciso ressaltar que a escolha de um potiguar como arcebispo é costume, não regra.

Caso a tradição seja quebrada, todos os bispos do país estão aptos à suposta sucessão de Dom Jaime. Nesse período, por sua vez, o atual arcebispo poderá continuar respondendo pelo comando da Arquidiocese até que o mesmo seja nomeado emérito e o novo arcebispo metropolitano seja oficialmente designado.

ÚNICO ARCEBISPO NÃO POTIGUAR

O único arcebispo não potiguar que comandou a Arquidiocese de Natal foi Dom Marcolino Esmeraldo de Souza Dantas, que era natural de Inhambupe/BA. Também tivemos outros bispos que não eram potiguares e assumiram o governo diocesano antes da criação da Arquidiocese de Natal, em 16 de fevereiro de 1952 pelo então papa Pio XII instalando a Província Eclesiástica de Natal, elevando a Igreja de Natal ao grau de Arquidiocese, como a Bula “Arduum Onus”, tornando, portanto, Dom Marcolino como primeiro Arcebispo Metropolitano de Natal.

Por Gilberto Rocha - Jornalista DRT/RN 2286

Postagem Anterior Próxima Postagem