O Serviço Social do Comércio do Rio Grande do Norte (Sesc RN), instituição do Sistema Fecomércio, instalou oficialmente sua unidade móvel odontológica (OdontoSesc), na sexta-feira, 27, no município de Angicos, a 170 quilômetros. Nos próximos 60 dias, serão 4.080 atendimentos gratuitos à população, entre tratamentos dentários e ações de educação em saúde. 

O serviço oferecido é extensivo para toda a população, com procedimentos que envolvem tanto a parte curativa (restauração, extração), quanto a preventiva. A OdontoSesc é uma unidade móvel equipada com aparelhos de ponta e possui quatro consultórios, sala de esterilização, de escovação e de raios-X com revestimento, som ambiente e acessibilidade.


Durante a solenidade de instalação em Angicos, o presidente do Sistema Fecomércio RN, Marcelo Queiroz, falou sobre a importância dos cuidados com a saúde bucal e as ações sociais do Sesc, em especial no interior do estado. “Temos conhecimento, por meio de levantamentos, que muitos municípios não têm condição de atender a uma demanda reprimida. É o caso da saúde bucal, que desencadeia em outros problemas de saúde se não for tratado. Esta unidade móvel fará quase 3 mil atendimentos completos aqui em Angicos, em que o paciente poderá fazer sua consulta e voltar até finalizar o tratamento. Há mais de 20 anos, que procuramos fazer este trabalho de interiorização dos serviços do Sistema Fecomércio”, comentou. 

O prefeito de Angicos, Miguel Pinheiro Neto, relatou que os serviços em saúde são um desafio no Brasil, sobretudo, em cidades do interior, por isso, agradeceu ao Sistema Fecomércio, Sesc e Senac, pela parceria que se estende a outros projetos. “Angicos conta com o apoio há muito tempo do Sistema Fecomércio. Estamos recebendo esse caminhão odontológico, mas já tivemos o Saúde Mulher e uma atenção com nossas crianças que receberam óculos doados”, destacou.





Ao todo, a meta da equipe é realizar 4.080 atendimentos, sendo 2.880 de tratamento completo em saúde bucal e 1.200 ações de educação em saúde com temáticas variadas (DST/AIDS, diabetes, obesidade, fumo, álcool, entre outras). A estrutura permite a capacidade para 48 atendimentos diários. Um dos diferenciais do serviço oferecido é que os pacientes recebem o tratamento completo, independentemente do número de consultas que sejam necessárias. 

Entre 2001 e abril de 2022, a OdontoSesc realizou 640 mil atendimentos, entre procedimentos clínicos e atividades curativas, em 33 cidades potiguares. 

Serviço: 

O quê? OdontoSesc em Angicos/RN. 

Atendimentos? Segunda-feira das 12h às 17h, e de terça a sexta-feira, das 7h às 13h. 

Agendamento de consultas? OdontoSesc (Praça José da Penha, localizada em frente à Igreja Matriz de São José de Angicos). 

Permanência no município (previsão)? 60 dias. 

Vagas limitadas 

Postagem Anterior Próxima Postagem