A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN), através da Secretaria Municipal de Saúde, realizou na manhã desta terça-feira, 14, uma importante caminhada que teve por objetivo de conscientizar a população pedrozense sobre a necessidade do combate ao mosquito Aedes Aegypti.

A caminhada percorreu as principais ruas e bairros da cidade, e contou com a participação dos agendes comunitários de Endemias e de Saúde - ACE e ACS, além dos demais funcionários da saúde e de outras secretarias da Administração Municipal, alunos da rede municipal de ensino, e de populares.

No ato, foram distribuídos panfletos com informações aos moradores, proporcionando uma ação educativa junto à população no combate as arboviroses que são doenças causadas por vírus transmissíveis, principalmente, por mosquitos. 

A secretária municipal de Saúde de Fernando Pedroza, Rosane Ribeiro, ressaltou que a caminhada serviu de alerta e conscientização sobre as arboviroses, também teve um trabalho educativo e de orientação à população.

“Essa foi uma caminhada que complementa as ações que desenvolvemos em nosso município diariamente. Ou seja, continuaremos com as ações que costumeiramente realizamos todos os dias na Secretaria Municipal de Saúde. Reforçamos um pedido a população pedrozense que contribuam com o trabalho dos nossos agentes de endemias e de saúde que continuam o trabalho de visitas domiciliares, porém, é necessário que os moradores de Fernando Pedroza possam contribuir com os cuidados de vigilância e prevenção em suas casas”, reforçou a secretária Rosane.




As arboviroses mais comuns em ambientes urbanos são: Dengue, Zika e Chikungunya. Os vírus causadores dessas doenças são transmitidos por Aedes aegypti.  

O que é Arboviroses? 

Arboviroses são as doenças causadas pelos arbovírus, que incluem os vírus da dengue, zika e chikungunya. 

Quais os sintomas da Arboviroses ? 

Os sintomas da arbovirose variam muito, no entanto, algumas costumam ter sintomas semelhantes. Por exemplo, dentro da família de flavivírus, temos a dengue, zika e chikungunya com sintomas bem parecidos, como:

  • Febre;
  • Dor de cabeça;
  • Mal-estar;
  • Dor nas articulações;
  • Manchas vermelhas e erupções na pele;
  • Náuseas e vômito.






Assessoria de Comunicação - Prefeitura de Fernando Pedroza/RN

Postagem Anterior Próxima Postagem