Mossoró, município de 265 mil habitantes no interior do Rio Grande do Norte, teve prefeitas por cinco vezes desde 2000, a maior marca brasileira entre cidades com população acima de 100 mil.
O Rio Grande do Norte, ao lado de Roraima, foi o estado com maior proporção de municípios que já elegeram chefes de Executivo mulheres, ambos com 60% de cidades com prefeitas. Na sequência aparece Alagoas, com 54%.
Por região, Nordeste e Norte têm 47%, enquanto o Sul, tem 25%, a menor proporção, mostra análise da Folha com base em dados do TSE(Tribunal Superior Eleitoral).
A ex-senadora e ex-governadora Rosalba Ciarlini (PP), por exemplo, foi eleita prefeita de Mossoró por quatro vezes: em 1988, sendo a primeira mulher a ocupar o cargo, depois em 1996, 2000 e 2016.
Na primeira campanha, era conhecida pelo trabalho como médica e teve apoio do marido, então deputado estadual, mas sofreu preconceito por ser mulher.
Depois de Mossoró, a capital de Roraima, Boa Vista, e o município de Lauro de Freitas, na Bahia, se destacam com quatro mandatos de prefeitas exercidos por uma única mulher: respectivamente, Teresa Surita (MDB) e Moema Gramacho (PT), atualmente deputada federal.
As únicas cidades que só tiveram prefeitas foram Flexeiras (AL), com 9.618 habitantes, e Tenente Ananias (RN) com 10.292 habitantes.
DO TL
O que ocorre em cargos do Executivo não se repete nas Casas Legislativas do Rio Grande do Norte. Natal , por exemplo, não está nem entre as dez capitais brasileiras com maior número de vereadoras eleitas nos últimos 20 anos.
Fonte: Folha de São Paulo
Por Laurita Arruda no territoriolivre