Projeto “Viajando pelo Munda da Poesia” desenvolvido na Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, em Angicos, mobiliza estudantes, professores e comunidade pela via da leitura de poemas e da capacidade de envolvimento estético da literatura. 

Com o objetivo de desenvolver nos alunos o prazer pela leitura e através dela ensejar momentos de lazer e de aquisição de conhecimentos, o projeto do professor Francisco Cezar Barbalho, mediador da Biblioteca da Escola, tem sido acolhido com satisfação e entusiasmo pelos estudantes.

Nas verdadeiras viagens poéticas que estão sendo feitas às salas de aula são realizadas atividades de recitais e saraus. “O acolhimento pelos alunos está bem receptivo, a cada momento nas salas de aula é um misto de emoções, sentimentos e sensações ecoam pelas vozes leitoras deles”, destaca Cezar Barbalho.

Iniciado em maio deste ano, o projeto tem sido recebido pelos professores, funcionários da Escola e comunidade circunvizinha de forma positiva. Os professores envolvidos diretamente no projeto e as turmas que já receberam a visita do “Viajando pelo Mundo da Poesia” avaliam a iniciativa como um importante reforço para a prática do ensino/aprendizagem.

A ideia do professor Francisco Cezar é fazer o projeto, que se estende até dezembro, avançar trabalhando junto aos alunos vários aspectos da rica literatura como Contos, Crônicas, Romances e Cordel. “Desta forma também estamos proporcionando aos alunos o conhecimento do acervo que a biblioteca dispõe para empréstimos à comunidade escolar”, diz o professor Francisco Cezar.

Durante as ações que acontecem, no momento em sala de aula, a biblioteca escolar é apresentada como um espaço vivo que disponibiliza livros e, consequentemente, conhecimentos e possibilidades, com a capacidade de contribuírem com a vida de cada aluno. 

No segundo semestre letivo, Francisco Cezar levará as ações do projeto também para o ambiente da biblioteca. “Estamos combinando com os professores de Língua Portuguesa para iniciar agosto o Café Literário já no ambiente da biblioteca”, informa.

A programação do “Viagem ao Mundo da Poesia” também terá no segundo semestre: Sessão de Filmes na Biblioteca; Visitas Literárias a outros espaços na Cidade; Encontro com o Poeta; e Murais com produções dos alunos no Espaço da Poesia.

A tradicional e ampla Escola Estadual Professora Joana Honório da Silveira Moura, localizada na Avenida Pedro Matos, Centro de Angicos, conta com 605 alunos matriculados nas modalidades de Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio (Promédio) e Educação de Jovens e Adultos (EJA), e funciona nos três turnos. A Escola que conta com professores graduados, especialistas e mestres, tem à frente de sua gestão a professora Gorete Oliveira.

SEEC/ASSECOM
Postagem Anterior Próxima Postagem