O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) conversou ontem com o ex-senador Garibaldi Filho e o deputado federal Walter Alves, presidente estadual do MDB. A governadora Fátima Bezerra (PT) também participou do encontro. “Lula e a governadora externaram o desejo de contar com o MDB nacional e aqui”, disse um dos participantes da reunião, que aconteceu no hotel Hotel Golden Tulip, em Natal.

Na conversa de ontem, entre Lula, Fátima, Garibaldi e Walter não foi definido qual seria o cargo que o MDB indicaria para concorrer na chapa majoritária em uma aliança com o PT no Rio Grande do Norte. A governadora Fátima Bezerra, naturalmente, deverá concorrer à reeleição. Segundo o interlocutor que esteve no restaurante onde o ex-presidente e o ex-senador conversaram, nomes e indicações de candidaturas a vice e ao Senado tendem a ser discutidos de forma mais específica no próximo ano. “O MDB é um partido que teria um espaço e deve ter seu posicionamento. Mas agora é para essa aproximação. Tratar de formação completa da chapa é no próximo ano”, destacou.

“A conversa com esse teor está sendo feita pelo ex-presidente em todos os estados. Aqui foi externada a aproximação com o MDB. A discussão da chapa somente em 2022. Mas o presidente e a governadora externaram o desejo de contar com o MDB nacional e no Rio Grande do Norte. Agora, os dirigentes desses partidos vão conversar com suas bases é essa relação vai começar a der construída a partir de agora”, disse um dos participantes da reunião.

Além do ex-presidente, da governadora, de Garibaldi e Walter, também estavam no encontro o líder da bancada do MDB na Câmara dos Deputados,  Isnaldo Bulhões Júnior, o deputado estadual Dr. Bernardo, o secretário-chefe do Gabinete Civil, Raimundo Alves, e a presidente nacional do PT, deputada Gleisi Hoffman (PT).

Pronunciamento

Mais cedo, Lula admitiu, durante entrevista a uma emissora de rádio local. a articulação para se aproximar do MDB potiguar.  "Eu tive muitas relações com o MDB. Pretendo continuar tendo". Na opinião de Lula, caso os emedebistas aceitem a reaproximação e passem a atuar em conjunto com Fátima Bezerra, estarão incentivando a gestão que vai “marcar a história” do Rio Grande do Norte.

O ex-presidente petista chegou a Natal na noite de segunda-feira. A programação de ontem incluiu um encontro com representantes de movimentos sociais e correligionários no auditório  Hotel Holliday Inn.

Na ocasião, ele evitou oficializar a candidatura, mas fez um discurso em tom de campanha. "Ainda não decidi se vou ser candidato, mas nunca tive tanta vontade de ser como eu estou agora".

"Quem está com a vontade que eu estou, se for candidato, é pra ganhar. E se for para ganhar, é para fazer mais do que fizemos da primeira vez. Já aprendemos, já vivemos e sabemos como fazer. Esse país vai voltar a andar de cabeça erguida no mundo. As pessoas vão perceber que esse país vai voltar a ser soberano. É por isso que acho que eles têm medo de nós", enfatizou, se referindo aos seus opositores.

Ele prometeu também que, neste caso, governará “para todos, mas com um olhar especial para os mais pobres”.

"Se acham que podemos fazer isso, se preparem porque essa viagem foi só o começo de uma caminhada que vai ser dura, longa, mas sem perder a noção do que queremos, do que poderemos e vamos fazer", disse ele.

"Vamos incentivar a doação de livros, não de armas. Vamos difundir a solidariedade. Não o ódio", reforçou, durante o discuso.

Durante o encontro com militantes no Hotel Holliday Inn, o ex-presidente petista recebeu os títulos de Cidadania Natalense e Carnaubense, concedido pelas Câmaras Municipais dos dois municípios.

Ele se emocionou e chorou após ser homenageado com a música “Lula Lá”, interpretada pela cantora Cida Lobo.

Hoje, o ex-presidente deve aproveitar a presença de governadores dos estados da região Nordeste para conversar uma reunião. Lula também concede entrevista coletiva e deve detalher o encontro com os emedebistas.

Tribuna do Norte

Postagem Anterior Próxima Postagem