A Prefeitura de Fernando Pedroza (RN) através da Secretaria Municipal de Saúde reconhecendo que já existem casos positivos dentro do município para arboviroses, está realizando várias iniciativas, juntamente com a Secretaria de Obras, no intuito de conter a infestação do mosquito aedes aegypti no município.

Por isso estamos também recorrendo à população para solicitar que cada um tome as medidas cabíveis para que seu ambiente doméstico se torne livre de larva e do mosquito.

Dentre as ações, solicitamos:
01. Retirada de lixos dos muros imediatamente
02. Limpezas de terrenos particulares que não foram construídos, que sejam limpos com máxima brevidade.
03. Limpezas de muros e fossas de casas que não tem moradores, os donos ou parentes (em casa de pessoas falecidas) devem limpar e concertar imediatamente.
04. Os pneus sem utilidade devem ser recolhidos e encaminhados para Secretaria de Obras (Quando for possível não precisa esperar pelo carro que coleta).  
05. Tampar os tonéis, caixa d’água e qualquer outra vasilha que contenha agua de forma bem vedada.
06. Desprezar águas que contenha larvas e lavar os depósitos com a máxima urgência.
07. As garrafas e outros objetos que podem juntar agua de chuva devem sempre estar viradas com a boca para baixo e em locais livres da chuva.
08. Manter lixeiras bem tampadas.
09. Deixar ralos limpos e com aplicação de telas
10. Jamais coloque lixos em terrenos públicos ou privados, não construídos, o serviço de coleta de lixo de Fernando Pedroza é segundas, quartas e  sextas feiras (portanto não justifica colocar lixos nas ruas e terrenos vizinhos).
11. Receba bem os guardas de endemias e abra a porta para adentra-los e fazer o tratamento.
12. Quando souber de locais que tenham foco, compareça a secretaria de saúde sala da Vigilância Sanitária e apresente a denuncia.
 
Não adianta as secretarias envolvidas na eliminação e controle do aedes aegypti terem várias iniciativas se uma parcela da população não ajuda, descartando o lixo de maneira irregular, deixando acumular água em recipientes, dando a chance do mosquito se reproduzir, enfim, essa é uma luta conjunta na qual todos nós precisamos ajudar e contribuir.
 
Rosane Rayanne Jota Ribeiro
Secretária Municipal de Saúde de Fernando Pedroza/RN

Postagem Anterior Próxima Postagem