Em ANGICOS, Saúde diminuí número de marcação de consultas de especialidades


O agendamento de consultas de especialidades em Angicos, como cardiologia, urologia; dermatologia; ortopedia, entre outras, sofreu uma diminuição para o número de marcação de consultas previamente agendadas. 

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) não vai mais distribuir de 4 a 5 fichas por Unidade de Saúde (bairros/zona rural), ou seja, com essa alteração as marcações passaram à serem ofertadas com apenas 3 fichas/agendamento para cada posto, alguns casos por prioridade, definida por um profissional médico e/ou um enfermeiro, segundo informou uma agente de saúde que preferiu não se identificar.

Ainda segundo a agente de saúde, o paciente deverá entregar o encaminhamento, feito por um médico de uma das Unidades Básicas de Saúde (UBS's) da rede de atendimento angicana. Segundo apuramos, baseados na descrição clínica feita pelo profissional do posto de saúde, determinarão as prioridades, conforme a gravidade do caso, entre outros critérios, e farão a marcação da consulta. A data agendada será comunicada pela SMS ao paciente.

O número de profissionais especialistas não terá alterações, apenas o quantitativo de consultas que diminuí de 4 para apenas 3 fichas para cada posto de saude do município. Esse novo modo operante no agendamento de consultas foi autorizado pela secretária municipal de Saúde, Nataly Felipe.