A Prefeitura de Fernando Pedroza, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura (SMEC), realizou na noite desta terça-feira, 19, dentro da semana de comemoração do aniversário de emancipação política do município, pela primeira vez na cidade, o 1° Festival Culinário, que aconteceu no Espaço Cultural Artesão Luiz Gomes Cardoso.






Entre as autoridades presentes ao evento se encontrava a prefeita de Fernando Pedroza, Sandra Jaqueline; o presidente da Câmara Municipal, Francimário Araújo; o secretário de Educação, professor Hudson Araújo; secretária de Assistência Social, Anuzia Gonçalves; secretária de Administração e Finanças, Paula Cavalcante; a Tesoureira Municipal, Luzinete Alcântara; o coordenador de Cultura, Felipe Raí; coordenadora Administrativa, professora Rosa Neide; e a coordenadora geral de Educação, professora Eliana Santana.







O evento buscou valorizar a culinária local com pratos que trazem uma identidade gastronômica típica de Fernando Pedroza, através da carne de caprino, ou seja, a tradicional carne de bode. Os participantes tiveram suas receitas avaliadas por uma comissão de cinco jurados. Foram apresentados quatro pratos através das participantes: Dalvanira Cruz; Geny Cleide; Hérbia Sanimaria e Tereza Belchior. Em primeiro lugar ficou o prato apresentado por Geny Cleide, escolhido como prato típico da cidade; seguido de Dalvanira Cruz; Tereza Belchior e Hérbia Sanimaria.

A CLASSIFICAÇÃO FICOU ASSIM:





1°. Lugar: Prato Cabra Cega - Geny Cleide;
2°. Lugar: Prato Mungunzá Temperado - Dalvanira Cruz;

3°. Lugar: Prato Bode Recheado - Tereza Belchior;

4°. Lugar: Prato Bolinho de Macabode - Hérbia Sanimaria.







De acordo com o secretário de Educação e Cultura, professor Hudson Araújo, o projeto teve o objetivo de mapear os pratos típicos da cidade “Com este festival conseguimos descobrir novos sabores e proporcionarmos a oportunidade para que as pessoas saboreiem receitas recriadas a partir das tradições da car e caprinos e ovinos de nosso município”, ressaltou o secretário.



A prefeita Sandra Jaqueline elogiou a ideia dos professores de realizarem o primeiro festival culinário da cidade. Sandra ainda disse que Fernando Pedroza é uma das cidades pioneiras na iniciativa de difundir a culinária regional, citando, como exemplo, os aperitivos pratos apresentados.


Sandra garantiu a presença da Prefeitura e parabenizou aos organizadores e participantes, reiterando que eventos como estes que tenham a finalidade de difundir as potencialidades de Fernando Pedroza, aliando lazer e entretenimento para a população, contará sempre com o apoio da administração municipal, e que farão parte do calendário cultural anualmente durante as comemorações do aniversário de emancipação do município.

Na segunda-feira, 18, aconteceu o Karaokê na Praça, onde a população pedrozense entre idososo, adultos e crianças participaram de uma forma contagiante. A programação da semana de emancipação política segue até o dia, 26 de junho.





Postagem Anterior Próxima Postagem